Dia Internacional da Mulher

19:33


Comemorado em 8 Março, o Dia Internacional da Mulher remete sua origem a algumas histórias:


Em 8 março de 1857 (segundo outras versões em 1908), em greve, tecelãs russas reivindicavam igualdade de trabalho, equiparação salarial, menor jornada de trabalho e principalmente respeito, e como represália essas mulheres foram trancadas dentro da fabrica que em seguida foi incendiada ocasionando a morte de aproximadamente 130 mulheres; Ainda na Rússia mulheres de várias classes sociais se manifestaram por melhores condições de vida e trabalho, e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial, e tais manifestações marcaram o inicio da Revolução de 1917.

Dentre todas as possibilidades é certeza que a ideia de celebrar o dia Internacional da Mulher surgiu nos primeiro anos século XX, nos Estados Unidos e Europa, diante as lutas das mulheres por melhores condições de vida e trabalho, inclusive pelo direto ao voto e a primeira celebração oficial ocorreu em 1909, nos EUA.

Aqui no Brasil o nosso dia foi celebrado de 1910 a 1920, e daí em diante a data caiu no esquecimento, sendo novamente comemorada a partir de 1977, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) adotou dia 8 de Março como data oficial.
Mesmo que não seja possível sabermos, exatamente, o ato ou atos que originaram a celebração do Dia Internacional da Mulher podemos ter certeza que o dia de hoje tem como objetivo valorizar as conquistas da mulher em todos os âmbitos sociais, chamar atenção às desigualdades e promover os direitos das mulheres.






Ahhh!!!! E seu Namorado (marido, noivo, ficante, amigo colorido rsrs) não te deu o presente do Dia Internacional da Mulher vai lá e reivindica, afinal um presentinho nunca é demais.








Um beijo makeupaixonado e até logo!


Você poderá gostar

0 comentários

Facebook